Exercícios sobre poríferos

1) (10) Faça um esquema do corpo de uma esponja em seu caderno e coloque os nomes nas estruturas constituintes e dê a função de cada uma dessas estruturas.
2) (2) Descreva a digestão nesses organismos. (Faça um esquema em seu caderno da digestão intracelular nesses organismos e explique todo o processo).
4) (4) Que características ancestrais os organismos do sub-reino PARAZOA compartilham com os EUMETAZOA?
5) (5) Construa um cladograma dos Metazoários e coloque as apomorfias relativo a cada ramo (clado) existente.
APOMORFIAS:
Porifera: células especializadas na movimentação da água, os Coanócitos;
Cnidários: apresentam os Cnidoblastos;
Platelmintos: corpo achatado (acelomados);
Nematodas: pseudoceloma;
Mullusca: presença de concha, manto, câmara palial, rádula e uma larva típica chamada véliger;
Anellida: metameria (formato de anel);
Artropoda: exoesqueleto, tagmatização;
Equinoderma: espinhos que saem da pele;
Cordados: notocorda.
6)(4) Leia o texto abaixo: "Espongiose" de Ulisses dos Santos Pinheiro (2008), extraído de um importante trabalho sobre esponjas publicado na Revista Eletrônica do Museu Nacional e USP Ciências e responda as seguintes questões:
a) O que tem nas esponjas que pode causar irritações nos tecidos humanos?
As espículas, que entram na nossa pele, causando irritações.
b) Após ler o texto, pesquise para que serve a sílica atualmente para nós humanos.
Ela serve para: Armazenagem e preservação de medicamentos; proteção contra a umidade em embalagens; fosqueamento para tintas e vernizes;dentre outras utilizades.
c) Como é chamada a doença causada pelas esponjas.
Espongiose.
7) (4) O tamanho e a forma das esponjas variam muito, entretanto, o fluxo de água no interior das espojas sempre segue o seguinte sentido: poros → átrio → ósculo.
Baseando-se nas informações acima, no esquema e no seu conhecimento sobre o modo de vida dos poríferos, explique a importância ecológica das esponjas para a saúde dos ambientes aquáticos, indicando o tipo mais eficiente, justificando a indicação.
Resposta:
As esponjas são bons indicadores da qualidade da água, uma vez que morrem a qualquer estímulo negativo, isto é, a qualquer mínima poluição da água (não vivem no esgoto ou em águas contaminadas com lixo doméstico, por exemplo), além de serem lar para alguns organismos e também participarem de simbioses com organismos fotossintéticos (algas).
E, o tipo mais eficiente das esponjas é o tipo Leuconoide, uma vez que após a penetração da água pelo poro, esta porção de água passa por diversas câmaras com coanócitos antes de se direcionar ao átrio e, desta maneira, ser eliminada pelo ósculo. Isto é, há um maior aproveitamento dos nutrientes por este tipo de esponja devido à sua organização corporal diferenciada dos outros tipos anatômicos (a água tem contato com mais coanócitos e é retirada desta mais nutrientes).
8) (3) Uma esponja é capaz de movimentar um volume de água considerável. Estudos mostram que algumas esponjas grandes (2m3 de volume e um poro com 50 micrômetros de diâmetro) podem bombear seu próprio volume em água a cada 20 segundos. Sendo assim, que volume de água essa esponja bombeará em 1minuto?
Ela bombeará 6 m^3 de água em um minuto (1 min = 60 s ---- 20 s = 2 m^3. então, 60 s = 2 * 3 = 6 m^3 de água).
9) (5) Descreva através de um esquema o desenvolvimento embrionário dos metazoários, salientando sua apomorfia.
Utilizaremos, aqui, um cladograma muito interessante e esclarecedor, que representa o esquema feito no caderno por nós.

10) (3) Explique por que o tamanho das esponjas não pode ser muito grande.
O tamanho das esponjas não pode ser muito grande, uma vez que, além do fato de as suas células "se alimentarem" por difusão simples, as mesmas não consigueriam filtrar toda a água que entrasse em seus corpos,, já que os coanócitos não possuiriam toda essa "força" para movimentar volumes absurdos de água, fazendo, assim, seus canais internos e átrios não movimentarem toda a água e essas esponjas tornaríam-se ineficientes no quesito filtração, fato que atribuiria para a morte desses seres (pois sua nutrição ocorre por filtração, isto é, eles captam os nutrientes em suspensão na água por meio da filtração e os digerem intracelularmente, dessa maneira, se o a filtração não for bem sucedida, os referidos seres morrem).
Comentários
Postar um comentário