Exercícios Reino Metazoa: Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Moluscos, Artrópodes.

Cnidários:

 REPRODUÇÃO DOS CNIDÁRIOS 




OBSERVE O ESQUEMA ACIMA QUE MOSTRA A REPRODUÇÃO DE UM CNIDÁRIO (METAGÊNESE):

a) Explique a reprodução dos cnidários. 
A fase adulta diploide produz "meduzinhas" diploides também, estas contendo os óvulos ou espermatozoides. Ocorre a fecundação, forma-se o zigoto e posteriormente a larva plânula. esta se fixa no substrato originando outro indivíduo.

b) Pinte de amarelo ou circule a fase medusóide
A fase medusoide é aque está no canto superior direito da imagem.

c) Destaque (pinte a larva de cor verde).
A larva está no canto inferior direito.

d) Que tipo de reprodução esta ocorrendo nesse organismo? Explique detalhadamente.
Uma reprodução sexuada, uma vez que há "alteração/combinação genética" na hora em que se formam as medusas. Bem, há fases sexuada (medusa) e assexuda (pólipo).

e) A que filo pertence esse organismo e a qual dos subreino, explique.
Filo Cnidária e sub-reino hidrozoa

f) Explique a digestão nesse organismo.
O animal capta as presas por meio dos cnidoblastos, leva estas até a sua boca, sendo posto, então,para dentro da cavidade gastrovascular (CGV), que se estende por todo o corpo do cnidário. O alimento começa a ser digerido extracelularmente (com as enzimas da CGV) e termina intracelularmente. Os "restos" que não são aproveitados são postos para fora do corpo do cnidário por meio da boca também, uma vez o animal não possui ânus (boca surge a partir do blastóporo no desenvolvimento embrionário).

g) Em seu caderno faça um esquema da parede do corpo desse animal e indique o nome e as funções de todas as estruturas.

Além disso, podemos ressaltar a existência dos cnidoblastos que estão por todos s tentáculos e distribuidos pelo corpo do animal, que possuem a funções de defesa e captura de alimento.




Platelmintos:




Observe o esquema de uma planária

1) Dê os nomes das estruturas numeradas 1, 2 e 3.
 
2) Cite 3 características desse filo, que contribuíram para o surgimento dos demais filos.
 
3) Explique como ocorre a digestão nesse organismo.

4) Apresente o ciclo de vida do verme que causa a teníase (boi ou porco) e mostre onde podemos intervir para evitar a contaminação por esse verme.

5) Explique como é causada a cisticercose.

6) Por que o porco ou a vaca não desenvolvem teníase?




Nematelmintos

1. Construa o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides e indique os pontos de profilaxia.

2. Construa o cliclo de vida do Ancylostoma duodenale, indique os pontos de profilaxia (assista o vídeo abaixo).

3. Observe o mapa da distribuição dos Helmintos (Nematoda) e proponha uma maneira de erradicar esse flagelo do nosso pais. 




Moluscos: 

1. Leia a reportagem sobre malacocultura no link (https://agro20.com.br/ostra/) e descreva a importância da ostra para economia e para o homem.


2. Cite a importância dos moluscos em geral para o ser humano.


3. Esquematize o arquétipo de um molusco e coloque o nome de suas partes.


4. Cite as características e inovações do filo Mollusca.





5. 

Aplacófora: Não têm concha, possuem espículas calcária; vivem no mar; família dos caudofaveatas;
Poliplacófora: possuem várias placas que formam uma concha (8 placas), têm pé desenvolvido; vivem no mar; espécies do gênero Chiton são mais conhecidas;
Monoplacófora: possuem uma única concha em forma de placa que cobre todo o corpo; vivem no mar; Neopilina galatheae foi uma das primeiras espécies a ser descoberta;
Gastrópoda: possuem ou não conchas, são os mais conhecidos do filo (a maioria tem concha espiralada, mas com espécies com concha reduzida e interna ao corpo); vivem no ambiente marinho, dulcícola ou terrestre; Lesmas, caramujos são exemplos dessa classe;
Cefalópoda: podem não possuir concha, ter estas sendo internas ou externas, tem pés bem desenvolvidos, circulação fechada, liberam uma tinta escura quando se sentem ameaçados; vivem no mar; polvos, lulas, sépias são exemplos;
Biválvia: Apresentam duas valvas articuladas por uma "dobradiça elástica", possuem sifão inalante e exalatante para alimentarem-se por filtração; vivem no mar e em água doce, embora algumas espécies consigam se aderir a certas superfícies de embarcações, construções ou rochas; Ostras, mexilhões, mariscos são exemplos;
Escáfoda: a concha lembra uma pequena presa de elefante, oca e aberta nas duas extremidades, possuem um pé escavador e pontiagudo; são exclusivamente marinhos; exemplo mais conhecido é o Dentalium americanum, ou dentálio, apenas.


Artrópodes:

1) Leia a tirinha de Fernando Gonzales abaixo  e explique qual o contexto da tirinha sob o ponto de vista do desenvolvimento dos artrópodes. 


Outras tirinhas para vc pensar 





2. (Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?

a) Gafanhoto e libélula.

b) Borboleta e barata.

c) Mariposa e abelha.

d) Percevejo e mosquito.

e) Besouro e mosca.


3. (UEL-2004) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:

a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.

b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.

c) Vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.

d) Vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.

e) Cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo ventral.


4. (Unesp) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:

a) leishmaniose, mosquito anófeles e Leishmania brasiliensis.

b) úlcera de Bauru, mosquito cúlex e Plasmodium vivax.

c) doença do sono, mosca-tsé-tsé e Trypanossoma cruzi.

d) doença de Chagas, barbeiro e Trypanossoma gambiensis.

e) úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis.


5. (FUVEST)
a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.


6. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.


7. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:
a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
b) duas características que os separam em classes distintas.


8. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.
a) A que classe pertencem os animais citados?
b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?











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