Reino Metazoa - Filo Annelida

 Anelídeos. Anelídeos: O Filo Annelida - Biologia Net


FILO ANNELIDA

O filo Annelida reúne os anelídeos, animais de corpo alongado e cilíndrico, formado por segmentos ou anéis dispostos em seqüência. Há cerca de 16,5 mil espécies de anelídeos conhecidas, distribuídas em três grupos principais: Oligochaeta, Polichaeta e Hirudinea. O representante mais conhecido do grupo é, certamente, a minhoca, pertencente ao grupo dos oligoquetas,

Como curiosidade, as minhocas têm papel ambiental muito importante na reciclagem de materiais orgânicos e na fertilização do solo. Ao se alimentarem de restos vegetais, principalmente de folhas, elas auxiliam o processo de decomposição e produzem fezes ricas em substâncias nitrogenadas fertilizantes. O esterco das minhocas é conhecido como “húmus de minhoca” e constitui um adubo de alta qualidade. Além disso, tais animais escavam túneis que favorecem a aeração do solo para as raízes das plantas. Durante o dia, permanecem dentro da terra; ao anoitecer, saem à superfíciepara se alimentar e acasalar. Gostam, inclusive, de ambientes úmidos.

1. Características gerais

·         Triblásticos e bilatérios;

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO - ppt carregar

celoma
uma imagem interessante que demonstra o desenvolvimento embrionário dos anelídeos no processo de formação do celoma esquizocélico.


TESTES DE ZOOLOGIA (19) | Blog do Prof. Djalma Santos
Cavidades corporais: I- Anelídeo (b); II - Platelminto (c); III - Nematódeo (a)

Testes de embriologia (2/4) | Blog do Prof. Djalma Santos

·         Sinapomorfias: parapódios (nos Polychaeta), clitelo (Clitellata);

Questão comentada sobre parapódios, da Faculdade São Lucas.
parapódio detalhado
Como uma larva no mar: a vida de um poliqueta
detalhe do corpo de um anelídeo

·         Protostômios: boca se origina do blastóporo, já o celoma vem da divisão na mesoderme embrionária;

·         Celomados: Possuem um esquizoceloma. Esse celoma é um celoma verdadeiro, que se originou a partir de células migram da endoderme para dentro da blastocele, organizando-se em bolsas ali.

Ø  Esquizoceloma preenchido pelo fluido celômico, que facilita o transporte de substâncias nutritivas e células. Com ele, temos a separação entre o sistema digestório e a parede corporal. Surgiram órgãos.

- celoma e fluido: servem de esqueleto hidrostático, dentre outras funções.

·         Segmentação ou metameria: corpo formado por repetição, iguais ou semelhantes, de unidades funcionais, os metâmeros. Animais sem segmentação são os ametaméricos.

Ø  Segmentação verdadeira: segmentação do corpo pela segmentação da mesoderme – cada segmento é independente, por assim dizer, mas são interligados em uma única unidade funcional, atuando em conjunto e separados por septos.

Ø  Vantagens: movimentação é facilitada, visto que o volume de líquido celomático se mantém constante em cada compartimento (metâmero), funcionando como força antagônica contra a qual os músculos (circulares e longitudinais) podem atuar, e, também, ao fato de haver a possibilidade de controlar independentemente cada segmento.

Ø  O corpo de um anelídeo é caracterizado pela segmentação, na qual a maioria das partes internas e externas é repetida em cada segmento, o que seria uma homologia seriada, estruturas corporais com as mesmas origens genéticas e de desenvolvimento aparecem repetidamente durante a ontogenia de um organismo, o que resulta em metameria.

2EM #17 Anelídeos (2017)

Metameria (zoologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Cada compartimento do corpo (metâmero) apresenta repetição dos órgãos do metâmero anterior, quase que "independente"

 

·         Corpo de um anelídeo:

a) Prostômio – peristômio: boca, cérebro, órgãos dos sentidos;

b) Tronco: maioria dos sistemas, gônodas e apêndices;

c) Pigídio: parte posterior que inclui o ânus.

Ø  Importante ressaltar que os segmentos que compõe seus planos corpóreos são oriundos de uma região da larva trocófora (que faz parte do desenvolvimento desses animais), a zona de crescimento.

Os Animais de Nossas Praias

Módulo I anelídeos - IBZ232 - UFRJ - StuDocu

·         Parede do corpo:

Em seqüência, temos: Cutícula – epiderme glandular – camada muscular circular – camada muscular longitudinal – peritônio (originado da mesoderme, que forra o celoma).

Na linha mediana dorsal, o peritôneo se abre para segurar o vaso sanguíneo dorsal e se fecha novamente e logo abaixo do vaso ele se abre novamente para permitir a passagem do tubo digestório; abaixo deste, ele se abre novamente para deixar passar o cordão nervoso ventral, os dois nefróstomas e o cordão nervoso ventral. Além disso, o celoma esta dividido em duas metades a metade esquerda e a direita são independentes.

Interessante ressaltar que eles possuem 2 peritônios: o peritônio visceral (tubo digestivo) e o peritônio parietal (celoma).

·         Movimento: compartimentalização do celoma aumenta a precisão dos movimentos. Animal se movimenta com o auxílio das cerdas, ancoradas nas suas “paredes corpóreas” e que atribuem tração a eles. Também há a contração/distenção dos músculos circulares e longitudinais.

Filo Annelida :: Zoologia II UFES Turma I

Annelida :: Zoologia II UFES Turma I

Filo Annelida :: Zoologia II UFES Turma I Biologia dos invertebrados.pmd

·         Cerdas ou quetas: estruturas quitinosas que ajudam na locomoção e ancoragem em túneis (minhocas terrestres) e no deslocamento e respiração branquial nos poliquetas marinhos.

Poliqueta - Características e alimentação do anelídeo marinho

Club de Inmersión Biología :: 24. Glosario, · Poliquet
Além do corpo como um todo, conseguimos presenciar as "quetas" nas laterais desse anelídeo


·         Corpos alongados e cilíncricos.

2. Anatomia e fisiologia

a) Sistema digestório

·         Sistema digestório completo;

·         Temos espécies predadoras, comedoras de depósitos (seletivos ou não), filtradoras e sugadoras (sanguessugas que se alimentam se sangue).

·         Fato interessante: minhocas com tiflossole e cecos intestinais, dobras que aumentam a área de contato e a absorção de nutrientes.

·         No caso das minhocas, sua boca se localiza no primeiro metâmero, sob uma projeção musculosa equivalente a um lábio utilizado para cavar, o prostômio. Bem, da faringe, o material ingerido segue pelo esôfago até o papo, uma região mais dilatada do tubo digestório, ligada a glândulas que lubrificam e umedecem o alimento. Em seguida, o alimento passa pela moeda, porção também dilatada e musculosa do tubo digestório que atua como um triturador: suas contrações esmagam o alimento contra as partículas de terra, tornando-o finamente fragmentado, facilitando a digestão.

O alimento triturado pela moela passa para o intestino, um tubo reto que apresenta as expansões laterais supracitadas, os cecos intestinais. Na região anterior aos cecos, o alimento mistura-se a enzimas secretadas por células da parede do tubo digestório e é digerido na cavidade intestinal (digestão exclusivamente extracelular).

Na porção posterior aos cercos, a parte superior do intestino apresenta uma prega longitudinal denominada tiflossole. Ambos, tiflossole e cecos, aumentam a área intestinal em contato com os produtos da digestão e facilitam sua absorção. O material não aproveitado é eliminado pelo ânus, juntamente com a terra ingerida. Os dejetos de minhoca são utilizados como adubo.


Anelídeos - Só Biologia

Como as Minhocas Andam? Como É Seu Sistema Locomotor? | Mundo Ecologia

UEPG- Anelídeos - Fórum TutorBrasil - Matemática, Português ...
sistema digestório de uma minhoca

Características do Filo dos Anelídeos exemplos, reprodução, fisiologia

Segundo Ano Biologia: Anelídeos

b) Sistema Circulatório e Respiração

·         Sistema circulatório fechado, com vasos interligados e vasos segmentares.

- Vaso dorsal: sangue região Posterior – Anterior (ele pulsa);

- Vaso ventral: sangue região Anterior – Posterior.

Artrópodes e Anelídeos: Anelídeos: Sistemas e Adaptações

Respiração e circulação dos anelídeos - Mundo Educação

Capítulo 04. Invertebrados: Grupos Mais Simples

Ut 17 anelideos | Anelideos, Biologia, Sistema circulatório
sistema circulatório e organização corporal das minhocas

·         Em cada segmento do corpo há vasos capilares (trocas gasosas). Eles abordam diversas regiões do animal (intestino, epiderme, dentre outras): Em cada segmento do corpo há vasos capilares que formam microcircuitos, do vaso dorsal sai uma rede de vasos capilares que envolvem o intestino absorvem nutrientes e chegam ao vaso ventral. Do vaso ventral sai uma rede de capilares que chamada de plexo epidérmico, que vai até a superfície da pele faz as trocas gasosas e chega ao vaso dorsal.

·         Em alguns anelídeos, por exemplo, presenciamos corações laterais.

·         Sangue possui o pigmento respiratório, na maioria deles este sendo a hemoglobina (ou clorocruonina, ou hemeritrina).

Transporte de O2 - Vestibular

·         Respiração: minhocas – respiração cutânea (pele umedecida para isso), branquial em espécies marinhas.

c) Sistema Excretor

·         Excreção realizada por metanefrídeos, sendo um par destes porsegmento do corpo;

·         O metanefrídeo retira escreções do líquido do celoma e também do sangue, estas que são recolhidas e eliminadas para o exterior pelos nefridióporos, ou poros excretores, estando presentes aos pares em cada segmento também.

·         A maioria libera uréia como excreção (são animais ureotélicos).

Filo Anelídeos Filo Anelídeos BALA ppt carregar


Anelídeos - Só Biologia
Sistema excretor dos anelídeos

d) Sistema Nervoso ou Sensorial

·         Constituído de um par de gânglios cerebrais suprafaríngeo e dois cordões nervosos ventrais, com um par de gânglios por metâmero. Desses gânglios ventrais, saem nervos para músculos e células sensoriais. Do cérebro parte um anel circum-faringiano ou circum-esofágico de cordões nervosos ao redor da faringe (ou esôfago).

·         O sistema nervoso é completamente metamerizado. Um único cordão mediano ventral ganglionar, com um gânglio para cada metâmero, inerva todo o corpo do animal.

·         Sistema sensorial das minhocas é pouco desenvolvido, com células sensoriais epidérmicas que captam estímulos do meio.

Zoologia VII: Filo Annelida


Apresentação do PowerPoint

3. Reprodução

·         Maioria dos poliquetas é dióica e liberam gametas no meio (água): fecundação externa – larva trocófora – metamorfose – larva juvenil;

·         Algumas espécies se reproduzem assexuadamente (epitoquia) – fragmentação do corpo;

·         Minhocas e sanguessugas são hermafroditas, realizam fecundação cruzada, esta que é interna. As minhocas apresentam clitelo, que amadurecem os gametas para proporcionarem a fecundação.

Papo de Minhoca: Reprodução das minhocas

Como é a reprodução das minhocas? | SuperComo é a reprodução das minhocas? | Super

QUESTÕES DE CONCURSOS, VESTIBULARES E NOTÍCIAS DE CONCURSOS EM ...
reprodução das minhocas


4. Classificação

a) Oligochaeta:

·         Têm poucas cerdas corporais (projeções rígidas constituídas por quitina);

·         Segmentos que lembra anéis;

·         Húmus de minhoca é importante e rico em nutrientes;

·         Há desde minhocas com poucos milímetros de comprimento, ao minhocuçu, com até 2 metros de comprimento e 2,5 centímetros de diâmetro;

·         Vivem em ambientes com solos úmidos ou em água doce.

Oligochaeta - Wikipedia

b) Polichaeta

·         Têm numerosas cerdas corporais e uma cabeça com apêndices sensoriais;

·         Vivem no mar;

·         Segmentos corporais: parápodes (parapódios);

Polychaeta – Wikipédia, a enciclopédia livre

c) Hirudinea

·         Sanguessugas;

·         Anelídeos sem cerdas;

·         Podem ser aquáticos e terrestres;

·         Possuem ventosas para a fixação (oral-anterior e posterior);

·         Alimentam-se de sangue;

·         Ao encontrar um hospedeiro, a sanguessuga fixa-se a ele com o auxílio das ventosas e perfura a pele sem provocar dor, graças a uma substância anestésica secretada na saliva. Pela ação musculosa da faringe, ela suga o sangue da vítima, que não coagula devido a uma substância anticoagulante produzida pelas glândulas salivares do animal.

·         No passado, as sanguessugas da espécie Hirudo medicinalis foram muito utilizadas para fazer sangrias, técnicas terapêuticas que se baseavam na crença de que muitas doenças seriam eliminadas do corpo pela retirada de um pouco de sangue.

Sanguessugas - InfoEscola - InfoEscola


ReReferêcnais Bibliográficas:

https://segundocientista.blogspot.com/search?q=Anelideos
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/anelideos#:~:text=Anel%C3%ADdeos%20s%C3%A3o%20animais%20que%20apresentam,filo%20Annelida%20%C3%A9%20a%20minhoca.
Livro didático e aulas ministradas pela disciplina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reino Metazoa - Filo Arthropoda

Reino Metazoa - Filo Chordata - Introdução e Protocordados

RESUMO - Taxonomia e Sistemática