3. Nos grupos de invertebrados estudados anteriormente, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo do animal adulto; entretanto, para os Chordata (protocordados e vertebrados), essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária. Explique.
Isso se dá em razão da diferença do desenvolvimento embrionário de cada um. Alguns possuem anexos embrionários, outros não. Alguns apresentam desenvolvimento direto, outros não. Tudo depende do ponto de vista da fase embrionária. A questão da notocorda também está presente nisso tudo. O modo como ela se desenvolve afeta, e muito, a fase adulta do indivíduo. Nos anfioxos, por exemplo, ela perdura... já em grupos como os mamíferos e as aves, ela desaparece após a fase do embrião. Nos invertebrados, isso não é tão comum assim, ou seja, as características das fases jovens podem perdurar e perduram na fase adulta.
4. Os protocordados são os animais que mais se assemelham aos vertebrados do ponto de vista estrutural e do desenvolvimento. Com que argumentos você defenderia tal afirmativa?
Com o fato de as fases iniciais destes, no caso, a fase larval se assemelhar ao início do desenvolvimento embrionário nos demais, como o caso dos agnatha, com a larva amocete. As características quase que em sua totalidade desses animais, em fase adulta ou jovem, são percebidas nos estágios embrionários dos demais animais do filo Chordata.
5. A presença das fendas faríngeas é uma das características que aproxima os protocordados dos vertebrados. Discuta o papel funcional dessa estrutura para os protocordados do filo Urochordata.
Os urucordados incluem as ascídias, larváceas e taliáceas. Nesses animais, as fendas faringianas são fundamentalmente utilizadas para fins alimentares e de respiração (trcoas gasosas).
Alimentação: água entra pelo sifão inalante e passa pelas fendas; nelas, as partículas alimentares são captadas por meio da filtração, esta auxilada pelo endóstilo, que possui uma espécie de muco e gruda as referidas partículas de alimento. A água faz todo um caminho no interior do corpo do animal e sai pelas fendas e pelo sifão exalante.
Respiração: com a água entrando emcontato com estas fendas, os urucordados vêm a oportunidade de efetuar as trocas gasosas por estas estruturas, mandando CO2 para fora e captando o O2 da água do mar.
6. A notocorda é uma estrutura muito importante. Na sua opinião, qual a melhor definição para notocorda e qual a sua importância?
A notocorda é uma estrutura compacta presente em todos os chordados, seja na sua fase embrionária seja na fase adulta (em algumas espécies e ordens), sendo, então, uma das sinapomorfias do grupo.
Encontra-se abaixo do Tubo Nervoso Oco Dorsal e acima do sistema digestório dos animais. Por ser um "bastão" flexível, mas, ainda assim, rígido, ajuda na sustentação do corpo desses animais, define o eixo do corpo (vai da cabeça à cauda) e induz a formação de outras estruturas, como o Tubo Nervoso mencionado, este que formará o sistema nervoso do animal.
Exercícios anfíbios
Nas rãs, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração se modificam de acordo com a época do ano. Analise a figura a seguir, que mostra a captação de oxigênio por esses dois órgãos ao longo do ano, no hemisfério norte, e assinale as alternativas corretas:
1. Nos meses frios (dez/jan/fev) a captação de oxigênio é baixa e a pele capta mais oxigênio do que os pulmões;
02. no período de março a outubro, o consumo de oxigênio é mais alto e a captação do oxigênio através dos pulmões aumenta várias vezes e excede a que ocorre através da pele;
04. a captação de oxigênio através da pele é mantida praticamente constante ao longo do ano;
08. a captação de oxigênio pelos pulmões nos meses de janeiro e dezembro é, em termos de massa corpórea, cerca de 40ml de oxigênio/kg.h;
16. entre os meses de abril e maio, a captação total de oxigênio pelas rãs atinge seu valor mínimo.
Soma: 07
2) Descreva a circulação dos anfíbios. Qual a consequência de uma circulação fechada e incompleta?
O coração dos anfíbios é dividido em três cavidades: dois átrios ou aurículas e um ventrículo. Os anfíbios têm circulação fechada (o sangue circula somente dentro dos vasos). Dupla, o sangue passa duas vezes pelo coração; e como ocorre mistura de sangue venoso (rico em gás carbônico) e arterial (rico em oxigênio) a circulação neste grupo de animais é do tipo incompleta.
A mistura dos sangues dificulta o funcionamento do metabolismo dos anfíbios, já que nem todo o sangue circulado será usado para proporcionar nutrientes aos tecidos, tornando a circulação menos eficientes.
Circulação fechada - coração é muito oxigenado (o sangue passa duas vezes por ele).
3) Faça uma tabela comparando Peixes cartilaginosos, Peixes ósseos e Anfíbios, quanto: habitat, esqueleto, sistema circulatório, sistema respiratório, deslocamento no meio ambiente, reprodução.
|
|
habitat
|
esqueleto
|
Sist. circulatório
|
Sist. respiratório
|
Deslocamento no meio ambiente
|
reprodução
|
|
Peixes
cartilaginosos
|
Marinhos ou dulcícolas
|
Cartilagem
Crânio cartilaginoso também
|
coração com 2 câmaras, átrio e ventrículo, circulação fechada e simples
|
branquial sem opérculo
|
nado (movimentação da cauda) sem bexiga natatória
|
rec. interna. desenv. direto/indireto (larva amocete)
|
|
Peixes ósseos
|
Marinhos ou dulcícolas
|
Ossos (com cálcio)
|
coração com 2 câmaras, átrio e ventrículo, circulação fechada e simples
|
branquial e "pulmonar" (algumas espécies) com opérculo
|
nado (movimentação da cauda) com bexiga natatória
|
fec. externa e interna. desenv. indireto. (larva alevino) ovíparos
|
|
Anfíbios
|
Vivem na água, mas podem se locomover no ambiente terrestre
|
Ossos, apresentam cartilagem nas articulações. Costelas "incompletas"
|
coração com 3 câmaras (2 átrios e 1 ventrículo). circulação fechada, dupla e incompleta
|
Cutânea, branquial e pulmonar
|
rastejamento, saltos e natação.
|
fec. externa/interna desenv. indireto (girino) ovíparos (preferem isso)
|
Exercícios (valor 10) répteis
No seu blog
1. O alantoide é muito importante nos répteis e nas aves. Faça um esquema de um ovo reptiliano. localize os anexos embrionários, de a função de cada um e explique porque o alantóide é muito importante para os repteis e aves e pouco desenvolvido e pouco importante nos mamíferos...
casca do ovo:proteção do embrião, evita ressecamento, permite trocas gasosas, evita choques mecânicos, etc.
Albumina:Proteína que preenche o espaço entre o córion e a casca.
âmnio:membrana que envolve o embrião, preenchido pelo líquido amniótico e envolto pela cavidade amniótica, ajuda o embrião a evitar o ressecamento e o protege de choques mecânicos também.
Córion:membrana que envolve o embrião e os anexos embrionários (ajuda nas trcoas gasosas e excreções);
Alantoide:Bolsa ligada ao intestino do embrião e que tem como função armazenar as excreções por este durante seu desenvolvimento. Depósito de resíduos do metabolismo; responsável pelas trocas gasosas do embrião com o meio e mobiliza o cálcio da casca para o desenvolvimento dos ossos do embrião.
Saco Vitelínico:anexo com vitelo, promove a nutrição do embrião (reserva nutritiva).
Alantoide é muito importante, pois promove a imensa gama de trocas gasosas e deposição de excretas no embrião reptiliano e de ave, sem ele e ovo como um todo, o desenvolvimento seria impossível e inalcançável... ele possibilitou o domínio terrestre por conta dos répteis, uma vez que, agora, a reprodução dos animais não dependia de água na sua totalidade, por assim dizer, os pais dos filhotes poderiam se distanciar da água e procriar que seus filhotes estariam muito bem cuidados, por assim dizer, já que, no ovo, eles possuem tudo para se desenvolverem.
Nos mamíferos, o alantoide é reduzido, pois a maior parte das suas funções (trocas gasosas, calcificação dos ossos do filhote, etc.) passam a ser realizadas pela placenta que liga o filho à mãe.
Assim, esse anexo tão importante para as aves e para os répteis, passa a não o ser para os mamíferos.
2. Atividade de laboratório: pegue um ovo de galinha (ave). Quebre-o com cuidado. Coloque a parte líquida (clara e gema) em um frasco (bequer). Observe, faça um esquema e descreva o que voce vê. Casca: observe e descreva. com uma lupa observe a superfície da casca, descreva o que vc observou, gema desenhe, e dê sua composição química. Cozinhe um ovo de galinha e corte ao meio. Explique detalhadamente as mudanças que ocorreram e apresente uma explicação para esse fenômeno. Pesquise na internet e copie a estrutura dos aminoácidos constituintes da clara.
não possuo lupa, mas, ao ver ambas as partes, percebi que a clara é mais "diluída" e a gema émais compacta, com mais matéria por mm quadrada, por assim dizer.
a casca, em determinados pontos, é rugosa, possui algumas saliencias e é lisa por dentro.
ovo cozido:
a parte da gema se demonstra mais densa novamente, mas mais "esfarelada", com mais ar, por assim dizer. a clara, por outro lado, demonstra-se mais lisa, menos compacta e mais mole, flexível que a gema.
EXERCÍCIOS MAMÍFEROS
1) Cite apormofias dos mamíferos e explique cada uma delas.
Pelos: manutenção da temperatura corporal, proteção contra insolação, comunicação intraespecífica, camuflagem. São formados por queratina.
Glândulas mamárias: glândulas exócrinas que secretam leite para os filhotes. Nutrição para prole.
Diafragma: músculo que divide tórax e abdome, essencial para o movimento respiratório.
Três ossículos no ouvido médio: o estribo, bigorna e martelo formam o ouvido meio nos mamíferos.
Dentes especializados: se adequam ao tipo de alimentação do mamífero para maior eficiência na digestão
2) Observe a tabela e o cladograma abaixo.
Com base na tabela acima escreva nos retângulos as características evolutivas que separam esses táxons uns dos outros. A tartaruga é um réptil e está colocada no cladograma como um grupo irmão dos mamíferos.
SEPARA OS RÉPTEIS de MAMÍFEROS: homotermia, lactação (glândulas mamárias), pelos
PROTOTÉRIOS (ornitorrinco) de TÉRIOS: clivagem holoblástica, placentação, viviparidade, descida testicular
MARSUPIAIS DE EUTÉRIOS: Gestação prolongada
Comentários
Postar um comentário